Criando um site com o Joomla

Gerenciadores de conteúdo

Um site normalmente é composto de duas partes, O leiaute (a parte visual do site) e o conteúdo (os textos ou matérias que você lê no site)

Existem sites estáticos e sites dinâmicos.

Os sites estáticos, precisam de um programador que conheça HTML para gerenciar o conteúdo do site.

Os sites dinâmicos possuem uma área de administração, onde um usuário possa adicionar ou alterar os conteúdos do site sem precisar da ajuda de um programador. Este sistema, que controla o leiaute, o conteúdo do site e permite a mudança é chamado de Gerenciador de conteúdo ( ou em inglês CMS, Content Management System).

Existem vários gerenciadores de conteúdo, alguns pagos, é o caso do Microsoft Sharepoint (que não é apenas um gerenciador de conteúdo) e outros gratuitos como o Wordpress e o Joomla.

Há também programadores que optam por criar seus próprios sites com conteúdo dinâmico, criando seu próprio sistema de gerenciamento.

Mas este artigo eu irei abordar a criação de um site usando o Joomla.

Joomla, como eu já disse é um gerenciador de conteúdo bem fácil de usar, mas que é um pouco complicado de configurar pela primeira vez.

Alguns fãs do Joomla vão dizer que eu estou louco dizendo isto, porque depois que você configura a primeira vez você percebe como é fácil.

Instalando e configurando o Joomla

Configurar o Joomla para funcionar não tem muito segredo se você for usar um leiaute (template) pronto.

Tem até algumas hospedagens de site que oferecem um instalador de Joomla que é facílimo de usar.

Se a sua hospedagem não possui este recurso então você precisará instalá-lo manualmente.

Você vai precisar de uma hospedagem com PHP e MYSQL e baixar o Joomla, para isso entre no site http://www.joomla.com.br/downloads.html.

Descompacte o arquivo e grave os arquivos no site usando o FTP da sua hospedagem.

Acesse o seu site e você será direcionado à instalação do Joomla.
Para a instalação funcionar você precisa, na primeira vez, permitir gravação na pasta raiz do site, onde o programa de instalação vai gravar o arquivo de configuração do site.

Na instalação você terá que informar o idioma, o nome do servidor MYSQL (normalmente: localhost), senha do banco de dados, nome do banco de dados.

Algumas hospedagens o nome do banco de dados já é fornecido, se não, coloque um nome e o Joomla criará o banco para você.

A instalação vai te perguntar também o nome do site, o email do administrador (é o seu email) e a senha de administração do site (invente uma senha: pode ser a mesma do FTP ou do MYSQL).

Se você quiser pode instalar o exemplo de conteúdo para testar, mas eu recomendo que você não faça isso, depois você vai ter que excluir tudo depois e pode esquecer alguma coisa.

Ao termino da instalação, será gravado um arquivo na raiz do site: configuration.php e o Joomla informará que é preciso remover a pasta installation completamente. Faça isso e acesse o seu site novamente.

Pronto o Joomla está instalado. O seu site vai estar mais ou menos assim:


Criando um template

O leiaute do site (também chamado em inglês de layout ou template) é a parte visual do site. É o leioute que define as cores do site, a posição de cada elemento e as imagens. Normalmente esta tarefa é do designer, mas dificilmente você irá encontrar um designer que saiba criar um template para o Joomla, ele vai criar o leiaute em JPG (formato de imagem), ou em formatos próprios como o PSD do Photoshop (famoso programa de edição de imagens). Cabe ao programador identificar o que é texto de conteúdo, o que é menu, o que é imagem, animação em flash ou gif animado, ou seja todos os módulos do site e criar o template.

Basicamente, o template é uma máscara, que contém o formato, e cabe ao sistema gerenciador de conteúdo preencher com as informações nos devidos lugares.

Vou dar mais detalhes na próxima artigo.

Gerenciando Permissões do site

O joomla possui tipos diferentes de usuário para cada tarefa do processo de publicação edição e visualização das matérias. Os tipos de usuário (grupos) são:
  • Registered User (Usuário Registrado): Visitantes normais que se registraram no site. Podem visualizar todas as matérias normais e mais as matérias que foram definidas para visitantes registrados. Não podem editar ou enviar artigos.
  • Author (Autor): Podem enviar novos artigos. Um Publicador deve aprovar. Não pode editar artigos existentes.
  • Editor (Editor): Pode enviar novos artigos e editar artigos existentes. Um Publicador deve aprovar.
  • Publisher (Publicador): Pode enviar, editar, ou publicar artigos do site.
  • Manager, Administrator and Super Administrator: Podem fazer tudo que os anteriores fazem e ainda podem entrar no painel de administração e acrescentar direitos.
Para fazer isto abra o painel de administração do site: www.seudominio.com.br/administrator, entrar com login e senha de administrador.

Vá em Site, User Manager e clique New, preencha os detalhes do usuário e escolha o tipo do usuário no campo group (grupo) e clique save (gravar).

Publicando e editando matérias

Depois que você definiu o template e as permissões do site basta adicionar matérias nas seções do site.

Você pode fazer isso de várias formas, fazendo login como Autor, Editor ou Publicador você pode adicionar matérias pelo menu adicionar novo artigo. O Autor e Editor escolhem apenas o Titulo e o Texto, a seção será escolhida pelo Publicador.

Você também pode adicionar matérias pelo painel de adiministração em Conteúdo, Gerenciamento de Artigos.

Links

http://www.joomla.com.br/
O maior site sobre o Joomla no Brasil.

http://www.joomla.org/
Site oficial do Joomla em inglês.

http://docs.joomla.org/Beginners
Guia para iniciantes Joomla em inglês.

http://www.joomla.com.br/downloads/cat_view/82-traducoes.html
Traduções do Joomla

Postagens mais visitadas deste blog

F1GAME será "Acelera!"

F1Game_v5.8.4_u3d.11.4

F1Game v5.8.1 u3d1.11.0 - ajustes na versão Multiplayer